13 de jun. de 2012

Garotas de Vidro

  Comecei hoje a leitura do livro "Garotas de Vidro" da autora Laurie Halse Anderson. A temática principal da história é a relação de Lia e Cassie, amigas desde a infância,seus problemas familiares, seus distúrbios alimentares, a perda dessa amizade e a luta pela própria identidade.




“  Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 


   Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”

 A Editora Novo Conceito, responsável pelo livro aqui no Brasil divulgou um book trailer sobre ele, confira:

  " A caixa se abre e as lâminas deslizam para fora, e sussurram com voz doce.
Antigamente meu corpo inteiro era minha tela - cortes quentes lambendo minhas costelas, degraus de escada escalando meus braços, ramos grossos de flor-de-cera se espalhando por minhas coxas...
Mas uma filha que abre seu próprio invólucro de pele, querendo deixar sua casca cair no chão para que ela consiga dançar? Aquilo era doentio. Sem cortes... "


  Pontos que valem ser ressaltado nesse livro e instigantes a leitura, é sua forma simples e ao mesmo tempo complexa de narrar a história, é tudo contado na primeira pessoa, pela personagem Lia, mas o que diferencia dos livros que eu já li é que o leitor se prende em seus pensamentos, delírios e ilusões, muitas vezes mudando o foco da realidade ou transpassando a dor do personagem. Você consegue dimensionar e entender a mente de uma pessoa que sofre distúrbios alimentares, sua inteligência em driblar a comida e sua visão distorcida de si mesmo.


 Além é claro, de um bom mistério, a morte da ex melhor amiga de Lia, a Cassie, em um quarto de motel, aparentemente sozinha. 

E o sentimento de culpa constante percorrendo pelas veias da personagem principal, por não ter atendido ao chamados telefônicos da sua amiga, horas antes de sua morte.


 Clique aqui e leia os capítulos iniciais do livro disponibilizados pela Novo Conceito.




 Procurando saber mais sobre a autora do livro, a Laurie Halse Anderson, só encontrei o que foi disponibilizado pela Editora, logo , suponho que seja uma autora nova.


" Laurie Halse Anderson fingia que era um urso polar quando ia para a escola caminhando sobre a neve de Syracuse, Nova York. Quando menina, datilografava na velha máquina de escrever de seu pai por horas, escrevendo colunas de jornal, histórias e letras. Ela adorava ver seu pai escrever poemas e ler as histórias no chão de seu escritório. Seu livro favorito é o dicionário. Ela tentou ler todos os livros da biblioteca da escola, um lugar paradisíaco. Laurie mora no extremo norte do estado de Nova York com seu marido, Scot, e o cachorro deles, Kezzie. Scot projetou e construiu um chalé para Laurie, onde ela escreve todos os dias. Além de escrever, ela adora jardinagem, correr e estar com sua família. "




Espero não me decepcionar com o final da leitura. Qualquer informação a mais sobre o livro deixe nos comentários  =)

2 comentários: